O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Qual a importância dos cães guia para deficientes visuais?

Qual a importância dos cães guia para deficientes visuais?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cães guia, inteligência dos cães é inegável, são animais de estimação que desde sempre faz parte do cotidiano dos seres humanos.

A inteligência dos cães é inegável convenhamos, são animais de estimação que desde sempre fazem parte do cotidiano de nós seres humanos, seja para ajudar na vida do campo ajudando a pastorear rebanhos e proteger de outros perigos, como um amigo, ou até mesmo na vida policial. O fato é que os cães sempre nos demonstram o quanto nós seres humanos somos inferiores a suas habilidades caninas.

Assim, percebendo a grande inteligência e companheirismo dos cães, surgiu a ideia de torna-los em cães guias, para ajudarem a deficientes visuais a se locomoverem de uma forma melhor e com menos riscos de acidentes de trânsitos ou ate mesmo em casa, uma vez que os cães guias ajudam tanto dentro de casa a guiarem, como nas ruas.

A adequação e uso de cães em guias de deficientes visuais surgiu na década de 1920 nos Estados Unidos, só depois de algumas décadas a então ideia chegou ao Brasil, trazendo consigo novas possibilidades para os deficientes visuais que muitas vezes se sentiam incluso da sociedade.

O adestramento desses cães é feito em etapas para uma melhor eficiência, no seu primeiro momento quando ainda são filhotes esses cães são levados para uma família de acolhimento, aonde essa família lhe dão um treinamento básico de obediência e de socialização, nessa etapa eles aprendem comandos como sentar, deitar, ficar quieto, a se locomoverem em lugares públicos, não se assustarem com muitas pessoas, andarem de transportes públicos  ou carros para que se adequem a rotina dos seus novos companheiros , essa primeira etapa leva um período de no máximo um ano, para que se possam ir para uma segunda etapa aonde  o cão volta para o canil e recebe um treinamento intensivo de um período de 6 meses aonde  esse treinamento será especifico para a rotina do seu companheiro,  esse treinamento tem um custo , que varia muitas vezes de canil para canil.

De acordo com os adestradores nem todas as raças podem ser treinadas para serem cães guias, uma vez que o cão não pode ser agressivo, nem muito agitado e tão pouco se assustar fácil com barulhos.  As raças que mais recomendam para serem adestradas são o labrador, o Golden, o Retriever, o Pastor alemão, o Boxer e o Collie. Independentes de serem machos ou fêmeas.

Caso tenha se interessado por um cão guia para ajudar melhor na rotina de alguém que precise, procure um adestrador qualificado na área para que você tenha 100% do resultado treinamento no seu cão. O mais importante é sem duvida seu papel fundamental na sociedade, aonde os cães fazem por amor, pois eles vivem de amor dos seus donos.

 

Gostou de nosso artigo ?
Deixe seu comentário e sua avaliação a baixo.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Qual a importância dos cães guia para deficientes visuais?

Enviando Comentário Fechar :/