O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Hamster Chinês: dicas e cuidados para ter um hamster feliz

Hamster Chinês: dicas e cuidados para ter um hamster feliz
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Hamster Chinês: saiba mais sobre esse pet.

O hamster chinês é proveniente da Região Norte da China também, pode ser encontrado  nas regiões desérticas do Sul da Mongólia. Por lá faz muito frio durante o inverno e a sua pelagem de cor cinza ajuda a proteger durante os dias mais frios.

Com um comprimento médio com cerca de 8 centímetros e geralmente um tempo de vida estimado em 2 anos, e se você tiver alguns cuidados essenciais, pode viver até 3 anos.

Quando adulto pode ter até 8 filhotes a cada 6 meses. A oferta de hamsters no mercado é grande e o preço do hamster chinês é baixo, o grande gasto para quem incia a criação de hamsters é com os acessórios como gaiolas para hamsters, rodas de correr, casa de hamster e outros brinquedos.

Este tipo de hamster juntamente com os seus primos Hamster Sírio e o Hamster Panda são os preferidos para ter como animal de estimação. Eles são realmente muito bonitinhos e podem lhe proporcionar muitas alegrias, entretanto eles não são brinquedos e exigem amor e atenção para que possam ter uma vida saudável.

Características:

O hamster chinês possui uma seção de corpo alongada entre as pernas e sua cauda é mais longa do que a de outros hamsters. Sua pelagem é curta e densa e deve ter uma aparência muito suave, ajudando a realçar o olhar muito elegante do hamster.

Os machos de hamster chinês são extremamente fáceis de serem identificados em relação ao hamster fêmea devido aos seus testículos muito óbvios e tamanho maior do que o das fêmeas, também possuem bolsas nas bochechas que usam para carregar comida ou material para o ninho. Quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho.

Gaiola:

Naquilo que se refere à gaiolas para hamsters chineses é preciso ter cuidado já que eles são mais finos do que outros hamsters. Por esta razão alguns criadores improvisam um aquário modificado pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar facilmente pelas barras das gaiolas comuns para hamsters.

Roda de correr para hamster:

Se for comprar uma gaiola de grade certifique-se de que os espaços entre as barrinhas de ferro sejam pequenos para evitar assim que seu hamster se machuque, fique preso ou mesmo fuja da gaiola. Outra dica importante é sobre colocar mais de um hamster na mesma gaiola, vale lembrar que este tipo de hamster é mais sociável do que as outras espécies mas o convívio com outros hamster na mesma gaiola deve acontecer desde jovens. Se já adultos os hamsters começarão a brigar excessivamente se forem colocados na mesma gaiola e poderão até mesmo morrer.

Eles são uma espécie muito cativante de hamster e podem ser mantidos em pares do mesmo sexo ou em casais (pares para acasalamento, entretanto, tendem a ser mais difícil de se manter). Os pares de machos tendem a se entrosar melhor do que os pares femininos. Quando há problemas é melhor separá-los pois, embora sociáveis, eles podem viver uma vida feliz sozinhos, em um ambiente enriquecedor e com companhia humana, o que é melhor do que o risco de ferimentos ou de morte.

A gaiola deve ser sempre limpa e possuir espaço suficiente para que seu hamster possa criar esconderijos. Uma roda de correr também é necessária para permitir que seu hamster se exercite e gaste a energia acumulada. Você vai perceber que eles adoram correr e se exercitar.

Humor:

Eles são hamsters muito calmos, porém alguns podem ser um pouco mais nervosos e é bom ter cuidado especialmente quando jovens. Depois de domesticados eles sentam-se felizes em qualquer lugar e podem ainda sentir-se muito felizes em sua mão enquanto você assiste televisão ou mesmo agarrar-se em suas roupas.

O hamster chinês é muito rápido, o que pode torná-lo difícil de pegar. Ele se deslocará rapidamente para o esconderijo mais próximo quando ouvir um barulho estranho. Quando você conseguir pegar seu hamster você vai perceber que quando manipulados eles tendem a ficar paradinhos.

Eles são muito mais tímidos do que as outras espécies de hamster e passam períodos mais curtos fora da gaiola especialmente no início.

Cuidados:

Se você deseja que seu hamster chinês tenha uma vida mais feliz e mais longa você precisa ter alguns cuidados específicos como alimentação adequada até cuidados com a gaiola. Muitas pessoas gastam muito dinheiro com acessórios e brinquedos para hamsters sem antes aprender a cuidar realmente dele.

 

Gostou de nosso artigo ?
Deixe seu comentário e sua avaliação a baixo.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Hamster Chinês: dicas e cuidados para ter um hamster feliz

Enviando Comentário Fechar :/