O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Gerbil

Gerbil
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja sobre o Gerbil (Esquilo da Mongólia).

Alimentação:

A água deve ser dada em uma garrafinha para roedores, de vidro ou de plástico, deve ser filtrada e fresca.

Precisa sempre ter comida fresca, que deve ser colocada em um potinho de cerâmica; Potes de plástico devem ser evitados porque eles roem.

A melhor maneira e a mais fácil é alimenta-los com ração especializada, mas você também pode fazer a sua própria ração, misturando: sementes de girassol, sementes de girassol branco, ração para pássaro preto ou semelhante, aveia com casca, trigo integral, soja, cevada, alfafa desidratada, ervilha seca, amendoim(pouco), ração para gato, frango ou cachorro(bem pouco), milho.

Gaiola:

A gaiola ou aquário deve ter pelo menos 30cm de comprimento, 20cm de altura x 30cm de largura.

Um potinho de cerâmica para a comida, uma garrafinha especial para a água e um potinho para pôr o pó do banho.

Tente evitar aquelas casas especiais para hamster de acrílico, pois esquentam muito no calor e ainda podem ser roídas pelos esquilos, além de serem bastante caras.

As gaiolas com andares são boas, mas por causa do instinto dos gerbils de roerem eles podem fazer um pouco de sujeira ao redor da gaiola, além das grades serem roídas, o problema é que elas podem enferrujar.

Limpeza da gaiola:

A limpeza da gaiola deve ser feita em média, a cada duas semanas (a não ser que a serragem esteja molhada ou cheirando mal).

Deve-se colocar os gerbils em outro lugar (por exemplo, um balde seco tampado), retirar e jogar fora a serragem, lavar a gaiola ou aquário com um sabão neutro, secar muito bem. No caso de gaiolas, as grades devem ser limpas com um paninho com álcool.

Para forrar a gaiola use serragem (cedro, pinho e madeira tratada devem ser evitados, pois causarão alergia) ou granulado para gato sem cheiro.

Banho:

Calma, antes de qualquer coisa, gerbils NUNCA devem ser molhados, pois podem ficar doentes.

O banho deles é como o das chinchilas, tomado com um pó especial (Pó de bicarbonato de sódio)  que você encontra em lojas especializadas.

Devem ser dados a cada dois dias.

É só colocar o pó em um potinho e coloca-lo na gaiola que eles se viram sozinhos, por instinto eles rolam no pó, se limpando. O banho não deve durar mais do que 10 minutos, pois após esse tempo, eles começam a fazer as suas necessidades no pote.

Como pegar um Gerbil:

NUNCA você deve pegá-lo pelo rabo, pois ele poderá se quebrar e ficar com uma fratura exposta, tendo que ser retirado.

O certo é segura-lo com a mão em forma de concha, mas sem apertá-lo muito.

Cuidado porque eles são muito rápidos e dão pulos desde pequenos e uma queda poderá ser fatal.

Aconselho a você, pelo menos nas primeiras vezes, segura-los perto do chão ou em cima de uma cama ou sofá.

Às vezes, se não tiverem confiança em você, eles poderão morde-lo, mas esse geralmente é um problema fácil de se resolver, ou então fugir.

Distinguir o Macho da Fêmea:

Observa-se que a fêmea tem uma característica diferenciada do macho, pois se você observar com calma ela apresenta mamilos, pequenos pontos distribuídos na barriga. Já o macho não apresenta estes mamilos, a diferença que ele apresenta é o orgão genital maior e a glândula de cheiro que se encontra no meio da barriga.

 

Gostou de nosso artigo ?
Deixe seu comentário e sua avaliação a baixo.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Gerbil

Enviando Comentário Fechar :/