O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Curiosidades sobre os Hamsters

Curiosidades sobre os Hamsters
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Curiosidades sobre os Hamsters

Os hamsters são roedores. Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los.

O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras.

Assim como as unhas, os dentes da frente do hamster nunca param de crescer, pois são constantemente desgastados.

O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras.

O hamster possui bolsas nas bochechas, que usa para transportar alimentos ou material para fazer a cama.

O hamster sírio pode carregar até metade de seu peso nas bochechas!

O nome "hamster" vem da palavra alemã hamstern que significa "apropriar-se". Este apelido lhe foi conferido pelo hábito que o hamster tem de guardar alimentos em suas bochechas.

Os hamsters são animais noturnos, e seu período de atividade começa por volta de 18 hs.

Os hamsters arrumam suas próprias camas, levando pedaços de papel, cascas de sementes e outras coisas que encontrarem para dentro da casinha.

O tempo de vida máximo de um hamster é de 3 anos, mas a maioria morre por volta dos 2 anos.

A gestação do hamster é curtíssima: dura de 16 dias, no hamster sírio, a 30 dias, no hamster chinês.

Em geral, hamsters têm em geral de 4 a 18 filhotes por ninhada.

Não há necessidade de limpar o hamster, pois ele se limpa sozinho, sem dificuldade, lambendo as patas e passando-as no corpo para "escovar" o pêlo. 

Brinquedos

Brinquedos são necessários para distrair o hamster.

E scorregas e túneis - podem ser divertidos , tanto para o hamster quanto para os observadores. Podem ser encontrados aqui na Quero Quero.

Caixas e rolos de papelão - tornam se brinquedos baratos e divertidos. Use os rolos de papelão que vêm dentro do papel higiênico, do papel laminado, etc. As caixas de papelão podem ser furadas em vários lugares, formando várias entradas. Use sua imaginação, mas tome o cuidado de retirar grampos e clipes que possam estar nas caixas.

Esferas - excelente opção para soltar seu hamster pela casa sem se preocupar. As esferas são totalmete fechadas, com apenas buracos para respiração, e funcionam como uma rodinha tridimensional.

Alimentação

Assim como os humanos, o hamster também precisa de um alimentação balanceada. Existem misturas prórias para hamster, importadas, que suprem todas as necessidades nutricionais de seu animal. São a forma mais segura de garantir uma nutrição completa.

É muito comum o hamster mostrar preferência por algum alimento (em geral, sementes de girassol), mas não aumente a quantidade deste alimento por causa disso. Mantenha sempre as quantidades da mistura balanceadas, caso contrário seu hamster poderá sofrer problemas digestivos ou de obesidade.

Não caia na tentação de comprar a mistura de sementes de girassol e ração de coelho.

Atenção

Abaixo estão alguns itens muito importantes a serem observados pelos donos de hamsters:

Dentes: os dentes da frente dos hamsters crescem constantemente, e precisam ser desgastados. Ofereça sempre sementes duras como girassol, milho e ervilha, e, se necessário um biscoito duro de cachorro.

Unhas: você pode forrar parte da gaiola com lixas, para que o hamster desgaste suas unhas. Fique atento, pois se as unhas não se desgastarem naturalmente, é necessário cortá-las. Certifique-se de cortar abaixo dos vasos saguíneos (a parte rosada). Se você estiver inseguro, leve-o ao veterinário.

Gaiola: mantenha a gaiola sempre limpa, trocando a forração e a água pelo menos uma vez por semana. Troque também a cama do hamster, jogando fora toda a comida guardada. Se necessário, lave a casinha. Não esqueça de colocar papel higiênico ou jornal picado dentro da gaiola, para que seu hamster refaça a cama. Uma vez por mês, desinfete toda a gaiola com sabão neutro e desinfetante diluído, lembrando-se de enxagüar bem e eliminar todo o cheiro depois. Seque bem todo o material.

Comida: a comida deve ser colocada todos os dias, e as sobras dever ser jogadas fora (se estiver sobrando muita comida, vá reduzindo a quantidade).

Água: mantenha sempre água fresca à disposição de seu hamster.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Curiosidades sobre os Hamsters

Enviando Comentário Fechar :/