O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Chinchila : Aprenda a cuidar

Chinchila : Aprenda a cuidar
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja os cuidados que deve ter desde o momento da compra de uma Chinchila a todos os cuidados necessários.

Escolhendo:

A idade ideal para a compra é entre 7 e 8 meses, quando está fisicamente independente e vai se acostumar bem com você. Por isso, peça ao vendedor que retire da gaiola a sua candidata preferida e repare bem como ela se comporta. Se for muito assustada, o que pode dificultar os futuros contatos diretos, evite-a . Seu estado de saúde e emocional transparece através da pele, que deve estar sem falhas, desembaraçada, brilhante e macia. Orelhas caídas, olhar embaçado e prostração também não são indicadores de boa saúde.

OBS: Dê preferência a adquirir um casal: a Chinchila prefere estar acompanhada.

Arrumando a casa:

Pode-se providenciar uma moradia confortável composto de: gaiola com, em média, 60x60cm; banheira de metal; comedouros e um bebedouro do tipo vertical dosador. Compre um pedaço de madeira, não resinosa (pinus ou chorão), de mais ou menos 20x15cm, para forrar parcialmente o fundo da gaiola. Além de servir de apoio para a banheira, a Chinchila vai se divertir roendo a madeira.

Maneira de segurar:

Pegue-a com a mão sempre por baixo. Para tirá-la da gaiola, segure-a pela orelha para imobilizá-la e puxe-a sem medo pelo rabo.

Alimentação:

Ração especial e alfafa seca; como complemento pode-se oferecer semente de girassol em pouca quantidade, maçã e pêra picadas, cenoura e um complemento vitamínico. A Chinchila possui um intestino muito longo, o que pode causar prisão de ventre ou diarréia. Ocorrendo o primeiro caso, ofereça ameixas secas e laranja. Para a diarréia, pedaços de pão torrado ou grãos de aveia costumam resolver. Não deixe restos de comida na gaiola e mantenha a água sempre limpa e fresca.

Reprodução:

A fêmea tem capacidade para, no máximo, dois partos por ano, com 2 filhotes por parto, sendo que só atinge sua maturidade sexual aos 6 ou 7 meses de idade e pode ser considerada ativa para reproduzir até os 12 anos e os machos até os 7 anos!

O período de gestação é de aproximadamente 111 dias, e o desmame dos filhotes se dá em torno de 45 a 50 dias de vida.

Na época do acasalamento, as chinchilas têm seus próprios rituais: cheiram-se, fazem muito barulho e às vezes chegam a brigar. O acasalamento acontece à noite, e deve-se ficar atento pois quem sempre leva a pior é o macho, que fica com ferimentos leves e até sem tufos de pêlo que são arrancados pela fêmea, durante o namoro.

Saúde:

Não necessita de vacinas e também não transmite doenças ao ser humano. Os principais problemas que pode apresentar são decorrentes de falta de higiene( lave a gaiola uma vez por mês), alimentação incorreta ou "estresse". Entre eles estão a conjuntivite, fungos no pêlo e a tricofagia (comer o próprio pêlo). Nestes casos, procure um veterinário ou consulte um criador experiente.

Medida e Vida Média:

Quando adulta pesa cerca de 500kg. Mede 26cm de comprimento e 14 cm de cauda (total 40 cm), e sua vida média é de 15 anos.

 

Gostou de nosso artigo ?
Deixe seu comentário e sua avaliação a baixo.
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Chinchila : Aprenda a cuidar

Enviando Comentário Fechar :/