O Mundo Pet Animal

O Mundo Pet Animal

Calopsita

Calopsita
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Conheça melhor as deferentes espécies de calopsitas.

São aves que pertencem ao grupo psitacídeoso e mesmo que pertencem os papagaios, cacatuas e araras. Podem viver de 15 á 25 anos se bem cuidadas.

As calopsitas possuem varias espécies, entre elas:

Arlequim

Características:

Parte das penas em cinza e amarelo claro, cabeça amarelo forte, bochechas vermelhas e crista amarela.

Calopsita

Canela

Características:

Cor cinza substituída pelo marrom.

Calopsita 

Cara Branca

Características:

Macho com cabeça branca, crista cinza e bordas das asas brancas e a fêmea com corpo cinza, bordas das asas brancas e face interior da cauda com estrias e pretas e brancas.

Calopsita

Fulvo

Características:

Possui olhos vermelhos, corpo canela pálido com difusão de amarelo suave e face amarelo forte.

Calopsita

Lutino

Características:

Cor predominante branco com olhos e bochechas vermelhas e crista e cabeças amarelas.

Calopsita

Pérola

Características:

Faces amarelas salpicadas de cinza, crista amarela riscada de cinza, penas das costas do branco ao amarelo, cauda amarela e peito e barriga listrados de amarelo e cinza.

Calopsita 

Prata Recessivo

Características:

Olhos vermelhos e corpo prateado.

Calopsita 

Prata Dominante

Características:

Olhos pretos, face e crista amarelos forte e bochechas vermelhas

Calopsita

Diferença entre machos e fêmeas:

A crista do macho é diferente da fêmea, á dos machos costuma ser amarelo e cabeça também, o contrastes da cor negra na cauda , o que deixa as outras cores se sobressaírem. Já a fêmea costuma possuir uma crista cinza amarelada e a cabeça cinza, normalmente elas possuem uma mancha  vermelha circular nas laterais das face.

Calopsita

Alimentação:

A alimentação deve ser balanceada,deve possuir uma dieta a base de sementes ( ex. girassol), verduras, legumes(ex. rúcula, brócolis, cenoura, espinafre, beterraba,  jiló e milho), frutas (ex. maçã, uva, pequenos gomos de laranja, banana e mamão).

Existe no mercado também rações peletizadas para aves, mas sempre verificar qualidade e procedências . Se optar pela alimentação com ração o dono deve mudar os hábitos da calopsita aos poucos, já que ela precisa de um tempo para se adaptar a essa mudança, a ração então deve ser introduzida junto as sementes, frutas, legumes ou verduras inicialmente para a alimentação da ave.

Amansando sua calopsita:

Normalmente as calopsitas já são dóceis por natureza, pensando nisso que você deve pensar tão quanto você quer deixar ela mansa, já que quanto mais ela se tornar mansa mais ela será dependente sua. O que pode ocasionar grandes problemas futuros com relação á convivência.

Os filhotes e machos são mais fáceis de amansar, a fêmea já é mais ariscas com mudanças. Os tipos “silvestres” são mais arredios e os tipos “lutinos” são os mais dóceis, os “arlequins” costumam ser brincalhões .

Dicas para amansamento

Quando a calopsita chegar na sua casa procure não fazer movimentos bruscos, não abanar tecidos perto dela,principalmente corres marrons e abobora , caso você tenha cachorros e gatos procure afastar eles da ave. Após a calopsita se sentir segura, você pode começar a se aproximar dela fazendo carinho e passando confiança.

A calopsita é uma ave muito amorosa então cabe a você fazer com ela repasse esse amor e tambémsempre retribui-lo para ela.

 

Gostou de nosso artigo ?
Deixe seu comentário e sua avaliação a baixo.
 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Calopsita

Enviando Comentário Fechar :/